segunda-feira, 22 de março de 2010

Símbolo de feminilidade



Ganhei um presente lindo da minha amiga Maria Martins: um leque comprado no bairro Liberdade, em São Paulo. Estou muito feliz... obrigada amiga!

Considero o leque um símbolo de feminilidade e elegância e adoraria se o leque voltasse com tudo à moda.

Sobre a origem do leque há muitas controvérsias... entre muitas histórias e estórias escolhi a seguinte (que mais me agradou):

"Dizem que Cupido (Eros) o Deus do Amor, criou o leque ao arrancar uma asa de Zéfiro, Deus do Vento, para refrescar sua amada Psique, enquanto esta dormia".

Este presente me fez lebrar de uma pintura do Pablo Picasso chamada Mulher com um leque... linda... dispensa comentários!



A professora e seu leque!

Possivelmente no Século XVIII, na Corte Francesa surgiu a Linguagem do Leque...Um complicado sistema de posições e gestos que permitiam a uma dama comunicar-se e flertar.

Em que posição usarei meu leque?

Esconder os olhos com o leque aberto – Amo-te
Andar com o leque aberto na mão esquerda – Aproxima-te
Girar o leque na frente do rosto com a mão esquerda – Amo outro
Leque aberto no colo – Quando nos veremos?
Tocar o cabelo com o leque fechado – Não me esqueças
Abrir e fechar o leque - Adeus
Apoiar o leque no lado direito da face – Sim
Apoiar o leque no lado esquerdo da face – Não
Abrir e fechar o leque várias vezes – Tu és cruel
Andar na sala (ao entrar) abrindo e fechando o leque – Hoje não sairei
Tocar o leque aberto com as pontas dos dedos – Preciso falar contigo

Quer saber mais sobre o leque? Leia em
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leque

Imagem: Quadro de Pablo Picasso Mulher com o leque

2 comentários:

Tatinha disse...

eu adoro leques e tenho vários... os de sandalos são lindos.
Super elegantes.
As pessoas em meu entorno diz que sou fresca demais, usando os meus leques hehahaehhaeh.
Mas não os deio.
beijão!

Wanessa disse...

Super bacana usar leque... podia voltar à moda, né!

Bjo!